top of page
foto-duna.png

 Casa Duna

​​

Casa Duna - Centro de Arte, Pesquisa e Memória de Atafona, é uma residência artística e produra cultural que se instala temporariamente na praia de Atafona, município de São João da Barra, litoral norte do Rio de Janeiro. O local vem sofrendo um intenso processo de erosão marítima.

​

Somos um laboratório de pesquisa estética e de ação sociocultural com foco principal nos campos da Filosofia e das Artes, instalado numa paisagem em constante movimento. Propomos uma pesquisa que é ação de intervenção estética, política e social. O interesse se volta para a experiência de vivenciar este território em seus aspectos ambientais e culturais.

 

Os temas da destruição e da catástrofe, bem como o da resistência, da adaptação e da reinvenção de significados ecoam, neste espaço específico, com a possibilidade de inscrição da experiência artística na paisagem e na vida das comunidades e em suas potências sociais. 

​

Percebemos a urgência de novas proposições micropolíticas, que visem a ressignificação poética e funcional da vida humana em seu espaço geográfico e cultural.

Julia Naidin e Fernando Codeço em ação performática proposta pela artista Caroline Valansi.Residência de arte "Erosões Visuais" nov - 2018

"Também o rio Paraíba, quase sem água e sem força para empurrar a areia que traz em sua caminhada,baixou muito de nível, permitindo a invasão do mar no Pontal de Atafona. O mar já comeu mais de 300 casas, três ruas, dois restaurantes, um posto de gasolina, um campo de futebol de praia e ameaça ainda o Farol de Atafona, mais umas 100 casas e destruir totalmente a outrora bela região do Pontal." 

 

Osório Peixoto Silva,1981    

bottom of page