Ações Educativas
A CasaDuna têm como compromisso social a promoção da educação através da arte, da história e do pensamento crítico. Acreditamos no potencial transformador da arte-educação e compreendemos este trabalho como um campo de diálogo horizontal entre estudantes,artistas, professores, pesquisadores, ativistas e a comunidade em geral.
Atuamos oferecendo visitas mediadas e oficinas, para escolas, projetos sociais,instituições filantrópicas e demais grupos interessados em arte e cultura.
UFF na Exposição Rio Paraíba ao mar - 2023



Museu Ambulante na comunidade da Portelinha,
com o Mestre Peixinho
Atividade realizada com a UENF em 2022
O Museu Ambulante foi criado em 2020 como uma proposta desenhada para mobilizar a comunidade de Atafona em torno da memória de seu território que foi e segue sendo atingido pela erosão costeira. Também como exercício de valorização de suas histórias, tradições e manifestações culturais. Uma experiência que cruza práticas de teatro de rua e uma pesquisa de metodologia em museologia social, unindo o trabalho de arquivo desenvolvido pela CasaDuna desde 2017, com as pesquisas do grupo teatral Grupo Erosão. Operamos o deslocamento do suporte da bicicleta Devir-a-lata, criada originalmente para o espetáculo de teatro de rua TEMPONTAL do Grupo Erosão, transformando-a em suporte manipulável para expor o trabalho de arquivo. Esse dispositivo ganhou autonomia em relação ao espetáculo e se transformou em uma plataforma performática de museologia social, criando jogos teatrais e exposições de arte ao ar livre. A primeira performance em Atafona, em 2020, deu origem a um média-metragem, dirigido por Jô Serfaty e Fernando Codeço, “Museu Ambulante”, realizado em Atafona (2021) que venceu o 4° Festival etnográfico do Pará.
Em 2023, a CasaDuna recebeu um novo acervo, e direciona o trabalho do Museu Ambulante à outra parte do rio. Uma nova entrada em outra veia do Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes. Outros materiais enriqueceram do acervo neste contexto: O trabalho de Felipe Fittipaldi, premiado pela National Geographic, que acompanha o processo de Atafona na última década, e imagens históricas do início do século XIX, do Acervo da Memória Iconográfica e do Centro de Memória Fotográfica de Campos-RJ.














Oficina de arte no CAPS - Atafona - 2018





