Rua Felicíssimo Alves, 225, Atafona, S.J.da Barra

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Clean

  Atafona  - Museu em Processo

Nessa primeira exposição, apresentamos nosso acervo permanente, com o material histórico cuidado pelo poeta e artesão Jair Vieira nos últimos 40 anos na cidade. Apresentamos também registros iniciais do Projeto Muxuango, coordenado pelos pesquisadores João Almeida e André Pinto, que pretende um trabalho de registro e investigação sobre os antigos moradores da Ilha da Convivência Contamos também com os trabalhos fotográficos de Fred Alvim, Jéssica Filipo, Flavio Bacellar, Mariana Moraes, Rodrigo Sobrosa, Elisael Pereira Barros, Renata Lamenza, e Victor Aquino.

 

A proposta desta exposição parte da concepção do espaço de memória e cultura como um agente aberto, dinâmico e colaborativo. Damos início a um “mural interativo” idealizado para receber fotos de família em Atafona, registros pessoais, objetos históricos, que possam ser deixados para a composição deste espaço de memória coletiva.

 

Atafona: museu em processo, significa trazer a lembrança de que toda narrativa, cada escombro e cada história desta praia, está no processo de tornar-se vestígio, de dar o testemunho e o depoimento de um tempo vivido para um tempo que virá. Fala também de uma exposição que se manterá em processo, aberta a novas propostas e contribuições. Contamos com a co-curadoria de André Pinto, museólogo e agente cultural local, que tanto nos ajudou com a datação do acervo do seu Jair, com o encanto das histórias sanjoanenses e com o amor pela terra.

Curadoria: Julia Naidin, Fernando Codeço e André Pinto.

Artistas: Fred Alvim, Jéssica Felipe, Flavio Bacellar, Mariana Moraes, Rodrigo Sobrosa, Elisael Pereira Barros, Renata Lamenza, e Victor Aquino.